Clique Aqui!
Clique Aqui!
Clique Aqui!

»  INFORMATIVO

TEMPEROS EM FARDOS

COENTRO: Estimulante, fortifica o estômago, contra gases, o pó aplica-se em picadas de cobras, dores histéricas, febrífugo, afugenta os vermes intestinais.

COMINHO: Usado como condimento é praticamente como o anis. É carminativo (combate os gases), diurético, estomacal, provoca a menstruação. Em cataplasma faz desinflamar os seios e os testículos. Dose normal: 3g por xícara. Há povos que o usam para aromatizar queijos e pães.

LOURO: Na medicina caseira é usado na forma de chá das folhas para combater fraquezas orgânicas, fadiga, má digestão, gases. É anti-séptico e regulariza a menstruação. Com as sementes se faz uma compressa para combater reumatismo e torcicolos, também usado como tempero para feijão.

MANJERICÃO: Contra gases intestinais e do estômago, excitante, tônico, digestivo, nas fraquezas, cozimento das raízes serve para estancar o sangue.

ORÉGANO: Toda planta é utilizada na medida de 30g. por litro de água, em decocção para combater problemas do aparelho respiratório como asma, catarros e bronquites. Se adoçarmos com mel fica ainda melhor. combate reumatismo e problemas da bílis. Externamente é recomendada contra abscessos, dor de dente e inflamações da boca é muito usado como tempero.

PIMENTA BRANCA MOIDA: Utilize nas sopas de legumes e feijão, salada de ovos, carne de coelho, filés de frango, peixes cozidos e ensopados. Em molho branco.

PIMENTA CALABRESA: Extremamente picante. Usada na preparação de molho picante para carnes e peixes, espaguete e pizza.

PIMENTA CUMARI: Utilizado em molhos picantes e Saladas.

PIMENTA MALAGUETA: Utilizado em molhos picantes e Saladas.

PIMENTA PRETA GRÃO: (pimenta-do-reino): Usada em conservas.

PIMENTA PRETA MOIDA: Usada em saladas de hortaliças e de legumes, recheio de lingüiça, carne de panela, frango assado, peixes e molhos em geral.

PIMENTA VERM. DE CHEIRO BAIANO: Utilizado em molhos picantes e Saladas.

SALSA: Usadíssimo condimento. Riquíssima em vitaminas e sais minerais como ferro, por isso recomendada aos anêmicos, fracos e nervosos, abre o apetite, boa para a memória, favorece a digestão, tanto as folhas como a raiz. Seu chá combate as febres da primavera e outono, o amarelão, a retenção da urina, a obesidade, provoca suor, gases intestinais, inchaços do fígado, estimula as contrações uterinas. O suco tomado em leite acalma a asma, levanta o estado de espírito depois da embriaguez. Externamente, se usa em cataplasmas ou compressas para curar úlceras, mesmo cancerosas, chagas rebeldes. Uma bolinha posta no nariz faz estagnar a hemorragia nasal.


CHÁS EM CAIXAS

ABACAXI: A fruta, a casca e mesmo as folhas são desobstruentes do fígado, favorecem a digestão, são depurativas do sangue e combatem a prisão de ventre. Além de refrigerantes em geral, os seus xaropes são benéficos nas doenças respiratórias, bronquites e dores de garganta. É desaconselhável durante a gravidez e nas doenças cutâneas.

ANTIGRIPAL: Previne e combate os transtornos das gripes e resfriados, rico em vitamina C, estimula as defesas do organismo.

BOM SONO: Estimula uma noite tranqüila de sono.

CITRUS: Protege contra gripes e resfriados, digestivo.

CHÁ-PRETO: Eliminador da gordura, sudirifíco, estimula os rins, digestivo, melhora as palpitações do coração a digestão e contra dores de cabeça. É um antiduto do fumo

EMAGRECEDOR: Diurético, laxante suave e auxilia em diétas de emagrecimento.

MAGRI CH Á: Diurético, laxante suave e auxilia em diétas de emagrecimento.

MAÇÃ: O chá é anti-oxidante e digestivo, tônico e nutritivo.

MAÇÃ COM CRAVO E CANELA: Possui ação digestiva.

MARACUJÁ: Calmante para dores em geral, combate insônia, diurética, desinfetante, semente e raiz são vermífugas, suco dão um agradável refresco.

MORANGO: moranguinho: As raízes, folhas e frutas são ótimos remédios contra inflamações dos rins e da bexiga e retenção da urina, disenterias, azia, areias, gota e reumatismo. Fruta rica em vitaminas A, B, C. Combate o colesterol (chá das folhas).

NO-GRIP: Previne e combate os transtornos das gripes e resfriados, rico em vitamina C, estimula as defesas do organismo.

PÊSSEGO: Flores e folhas são laxativas, laxante infantil, aliviam a dor de vista, contra vômitos durante a gravidez, prisão de ventre, hemorragias do útero e da bexiga. A fruta é alimento para diabéticos. O chá das folhas, com leite combate os vermes. As folhas secas curam feridas e úlceras cancerosas. As folhas já amareladas são venenosas, como as folhas murchas do pessegueiro-bravo. Meia colher de chá de resina combate a tosse.

PRETO COM CRAVO e CANELA: Eficiente na redução de colesterol.

CHÁS EM FARDOS

ANIS ESTRELADO: Enxaquecas digestiva, cólicas menstruais e infantis, problemas cardiovasculares, asma, combate náuseas e vômitos durante a gravidez e aumenta lactose.

ALCACHOFRA: Enérgico, diurético, eliminador do ácido úrico, do reumatismo, febres nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar. Faz baixar a pressão arterial. Evitar seu uso durante o período de lactação.

ALECRIM (jardim): As sementes são consideradas tóxicas. Os ramos e as sementes contêm glicosidos cianogêneos que em grande quantidade são tóxicas, porém em doses baixas são medicamentosas.

ALFAZEMA: Anúria, amenorréia, asma, afecções do fígado, baço, nervosismo, dor de cabeça e neurose cardíaca. As mulheres têm nela um regulador das menstruações. Suas essências combatem piolhos e outros parasitas.
BOLDO - DO - CHILE: É tônico, afecções e cálculos do fígado, prisão de ventre, gases intestinais, digestão difícil, dá sono suave, febres, três xícaras de chá por dia.

BOM SONO: Estimula uma noite tranqüila de sono.

CAMOMILA: Indigestões, gases, debilidades do estômago, falta de apetite, cólicas, histerismo, contra vermes intestinais, doenças do útero e dos ovários, é tônica, calmante.

CANELA CASCA: É usada em doces , estimulante, nas regras adiantadas, eleva a pressão sangüínea, boa para gente de fraca circulação, afecções do estômago, elimina germes que atacam o couro cabeludo.

CANELA MOIDA: Para polvilhar bolos, biscoitos, bananas cozidas ou assadas, arroz doce, pudins e mingaus.

MAGRI CHÁ: Diurético, laxante suave e auxilia em diétas de emagrecimento.

NOZES EM CASCA: Chá emagrecedor, tônico e estimulante, reduz colesterol e açúcar do sangue para problemas cardíacos, circulatórios, depurativo, diurético, infecções, problemas de ovário, cólicas mestruais, rinite, sinusite e bronquite.

STÉVIA: Diabetes, tônico do sistema nervoso e vascular, hipertensão, desintoxicante, adoçante não calórico, auxiliar no tratamento da obesidade.

CARQUEJA: Desobstruente do fígado, febrífuga, contra anemia, fraqueza intestinal e perda de sangue, 10g de fedegoso, 4 folhas de laranja e 10g de sal, colocar tudo num litro de água, coar e beber uma xícara de 4 em 4 horas. É um remédio contra tosse. É estomacal e cura inflamações das vias urinárias, baço, bexiga e rins, chagas venéreas, leprosas e emagrecedor.

CATUABA: Tônica na falta de potência sexual, neurastenia, sono agitado, memória fraca, estimulante, aperiente, fortalece as pessoas esgotadas e fracas em geral.

CAVALINHA: cauda-de-cavalo, rabo-de-cavalo: Contém sílica em grande quantidade. É remineralizante do organismo depauperado, de modo especial, para os tuberculosos e gente que sofre dos pulmões. Possui virtudes, propriedades hemostáticas, diuréticas, digestivas, depurativas. Tem ainda indicações contra a tuberculose, doenças dos ossos, com úlceras gástrica e intestinal, perdas de sangue ( reto, nariz e boca), ajuda no tratamento das moléstias da bexiga e dos rins, incontinência noturna da urina das crianças e pessoas de idade. O Pe. Kneipp em sua medicina natural tinha cavalinha na mais alta consideração. Prepara-se um chá com 20g a 50g por litro e toma-se 3 a 4 xícaras por dia.

GUACO: Contra reumatismo, albuminúria, nevralgias, dá xarope contra tosse, gripe, contra mordedura de cobra, cicatrizante, calmante em geral.

HORTELÃ: Existem 25 espécies. Estimulante, tônica, digestiva, prisão de ventre, vermes, calmante e contra reumatismo, com o bagaço, limpa-se feridas, aromatizante.

LARANJEIRA: O chá das folhas provoca suor e depois diminui a febre e assim ajuda para dormir. A sementes, em forma de chá, combatem a diabete.

MAÇÃ SECA: Possui ação digestiva e adstringente.

MACELA: Indigestões, males do estômago, inapetência, sumo nas epilepsias, tônico amargo, perturbações gástricas como disenterias e diarréias. É a camomila brasileira. É emenagoga, anti-inflamatória, anti-séptica e diminui a taxa de colesterol.

MALVA: Calmante dos nervos e dores em geral. Tem virtudes emolientes, para cataplasma, inflamações do estômago, da vista, dor de dente, da boca, das gengivas, da garganta, dos intestinos, da bexiga, dos rins, da pele, irritações nas inflamações da vagina, banhos nas inchações das pernas, desinfetante posto sobre feridas e úlceras, faz emagrecer sem prejudicar o coração (tomar 30 a 40 dias).Combate inflamações dos ouvidos e das pálpebras.

MANJERONA: Indicada nas fraquezas musculares e dos nervos, combate resfriados, cólicas intestinais, males do estômago, insônia, incontinência dos instintos sexuais, reumatismo, o excesso prejudica o sistema nervoso das crianças e provoca sono artificial.

MELISSA: Contém óleo essencial, resina amargosa e tanino. Com esta planta os carmelitas fabricam “água de melissa”, conhecida no mundo inteiro, excelente calmante.

NOZ-MOSCADA: Digestiva, estimulante,contra gases, elabora-se um ungüento contra o reumatismo. Temperar sopa e em fricções em caso de dores e de gota, alivia colicas mestruais.

CHÁ PARA CHIMARRÃO: Diurético digestivo e aromático.

CHÁ VERDE: Antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres. Ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico, previne doenças cardíacas e circulatórias. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.

CHAPÉU-DE-COURO: ou chá-mineiro: Contra moléstia da pele, reumatismo, artritismo, sífilis, afecções dos rins e bexiga, depurativo do sangue. Ajuda a baixar a pressão. Evita a arteriosclerose. O rizoma triturado usa-se aplicado sobre hérnia.

CIDREIRA: Usa-se nos resfriados, catarro, dores na bexiga e no estômago. A planta é excitante e melífera. De suas flores se faz perfumes.

CRAVO-DA-ÍNDIA: Excitante aromático, alivia dor de dente, digestivo nas fraquezas sexuais, promove fluxo mestrual, combate gases e é usado na culinária em doces.

ENDRO: Combate o soluço e ânsia de vômito (tomar o chá quente). A infusão das sementes para bochechos e gargarejos, cura as inflamações da garganta e da boca. Seu chá, tomado após as refeições, alivia dores intestinais, gases e hiperacidez do estômago. Aumenta o leite das mães.

ERVA-DE-SÃO-JOÃO: mentrasto: De folhas aromáticas e amargas, tônicas, estomacal, febrífuga, útil contra resfriados, gripes, cólicas uterinas, gases intestinais, catarro da bexiga, colocada sobre o ventre das parturientes acelera o parto, anti-reumática e anti-diarréica. Cientificamente comprovada contra stress e depressão.

ERVA-DOCE: anis: Chá de uma colher de semente combate cólicas das crianças, diarréia crônica, provoca sono, evita desmaios, aumenta o leite das mães, é digestivo e contra azia. Tem ação sobre o cérebro, facilitando trabalhos intelectuais. Aumenta a urina, estomacal e emenagogo.

ESPINHEIRA-SANTA (maitenos): Ulcerações do estômago, afecções da pele, feridas, desinfetante, cicatrizante, bom para os rins, acalma as dores, neutraliza o ácido, remédio de grande valor. Indicada para corrigir os viciados em álcool, 1 litro por dia durante 3 semanas seguidas. Diminui o leite materno em mulheres que amamentam.

FUNCHO: Contra gases, digestivos, bom para crianças, a raiz é diurética, aumenta o leite das mães, afecções das vias urinárias.

GINCO BILOBA: Melhora a circulação e a oxigenação cerebral. Usado na prevenção do envelhecimento precoce. Restaura o vigor sexual. Melhora a capacidade de memória e concentração.

PATA-DE-VACA: Diurética, males dos rins, do estômago, depurativa, prisão de ventre. Contra diabete, flores e folhas. A raiz é venenosa, externamente ajuda a matar os micróbios.

POEJO: Tônico, dores de barriga das crianças, contra gases, na falta de menstruação, dores histéricas, chá com ovo é expectorante nas bronquites.

PORANGABA: É o famoso remédio no combate a obesidade
(chá das flores). Tem o poder de auxiliar na eliminação de gorduras. Ajuda a perder peso sem agredir o organismo. Emagrecimento natural.

QUEBRA-PEDRA: Elimina catarros vesicais, cálculos do fígado, areia dos rins e da bexiga, alivia as dores nas costas e das juntas e a hidropisia. Combate dor de barriga, azia, prostatite. Chá das folhas e das sementes é indicado contra diabetes, cuidado é abortivo.

SALSA PARRILHA: Há várias espécies. Extraordinária depurativa do sangue, diurética e sudorífica. Combate sífilis, gota, reumatismo, dificuldades em urinar, pedras nos rins e na bexiga, dores nos ossos e muitas doenças de pele (raiz). Ajuda na digestão e aumenta o apetite, emprega-se nos casos de seios com bico retraído, câncer dos seios, Aumenta as forças e o volume dos músculos sempre que se toma em pequenas quantidades. Tomar demais provoca enjôos, salivação e diminui o pulso.

SÁLVIA: Com as folhas prepara-se chá e toma-se quente, contra gripes, resfriados, todo tipo de febre, problemas digestivos, gases intestinais, dor nos membros, estimulante dos nervos, aumenta a capacidade intelectual, cólicas menstruais, deficiências cardíacas, debilidade sexual, deficiências ovarianas, fortalece o útero, anti-abortiva, reguladora da tensão arterial, tem ação sob o pâncreas em caso de diabete. Esfregando com suas folhas nos dentes, os branqueia e fortalece as gengivas, esfregam-se também as folhas no espinhaço das crianças retardatárias ou se lhes dá banhos com seu cozimento de sálvia. Com seu suco, fabricam-se pomadas que se aplicam em úlceras, feridas, varizes e toda classe de paralisias. Apreciado condimento.

SENE: Possui propriedades purgativas, laxativas, depurativas e febrífugas, tomando-se o chá das folhas. Uma colher de suco das folhas, tomada três vezes ao dia, ajuda a eliminar as manchas do corpo, seu uso não é recomendado na gravides.

SETE-SANGRIAS: Sete-sangrias é usada contra febres, moléstias venéreas, sífilis, sudorífica, diurética, faz baixar pouco a pouco a pressão alta, combate o colesterol, ajuda a emagrecer, alivia e fortifica o coração, depurativa do sangue, limpa os intestinos e rins, eficiente contra diarréia e reumatismo. 5% do seu peso seco é composto de stevosídeo, um glicosídeo 300 vezes mais doce que o açúcar.

TANSAGEM: As folhas desta espécie são tônicas, febrífugas, adstringentes, anti-hemorroidal, purgativas, emolientes, cicatrizantes, expectorantes e purificadoras do sangue. Em gargarejos é útil contra inflamações da boca, garganta, anginas parotidites e gengivas sangrentas.

UXIM AMARELO: Anti-cancerigeno.

 Home  •  História  •  Informativo  •  Fale Conosco
© Copyright 2007, TEMPEROS TEMPRA - Resolução mínima 800 x 600 - por GURI ARTEIRO
home Fale Conosco Página Inicial Página Inicial